Ameraucana

Blog, Raças de Aves

A raça de galinhas Ameraucana é muito conhecida por seus lindos ovos azuis. São pássaros amigáveis, tranquilos e dóceis, tornando-os uma ótima opção para ter no quintal. Além disso, estão disponíveis em 8 belas cores. Outro destaque fica por conta dos tufos na orelha e da barba.

Ameraucanas são excelentes forrageadoras e adoram ao ar livre. Elas têm um forte instinto de procurar comida, incluindo insetos, folhas e outros vegetais. Isso pode ajudar a controlar naturalmente as pragas do jardim.

A raça Ameraucana foi originalmente desenvolvida nos EUAs, na década de 1970, derivada das Araucanas. Seu nome vem da combinação de Americana e Araucana.

A Ameraucana é uma das raças mais raras de galinhas. Portanto, torna-se uma adição especial a qualquer criação doméstica. Continue lendo para saber mais sobre essa raça de aves!

Qual a origem da Ameraucana?

No Chile, duas raças antigas (Collonca e Quintero) de galinhas indígenas (Mapuche) deram origem a Araucana.

Galinha Araucana
Galinha Araucana

As galinhas Araucanas são uma raça muito rara e tem um aspecto único, com tufos na orelha. Embora dê uma aparência muito fofa, esse gene de tufo é letal. Se dois pais contribuírem com o gene do tufo, seus filhotes morrerão antes da eclosão.

A história da Ameraucana se inicia em 1920, quando pintinhos de Araucana foram levados do Chile para os EUA. Iniciou-se então, um trabalho de melhoramento da raça. O objetivo principal era eliminar seus genes letais e manter sua capacidade de postura de ovos azuis.

Na década de 1970, um homem chamado Sr. Keller, da Fazenda Experimental Pratt, na Pensilvânia, criou as primeiras galinhas que dariam origem as Ameraucanas. Cruzou a galinha Araucana com várias outras raças, resultando em uma mistura de aves. Algumas com tufos nas orelhas, outras com gorros e barbas, outras sem cauda, outras com cauda cheia, etc.

Mais tarde, um grupo de entusiastas se uniu para selecionar e aprimorar algumas das aves, que agora não eram aceitas como Araucanas. O nome Ameraucana foi cunhado após 1979 e trata-se da combinação entre as palavras Americana e Araucana.

Por fim, em 1984, a raça Ameraucana foi oficialmente reconhecida pela American Poultry Association.

Principais curiosidades sobre a raça Ameraucana

  • A raça foi criada nos Estados Unidos durante a década de 1970.
  • O gene que faz a Ameraucana botar ovos azuis vem de galinhas do Chile.
  • É comum a confusão com a raça Araucana. No entanto, a Araucana é uma raça ascendente.
  • Existem Ameraucanas em oito padrões: Marrom-avermelhada, Azul, Trigo azul, Preta, Amarela, Prata, Trigo e Branca.
  • São famosas por seus ovos azuis claros e muitas vezes são incorretamente chamadas de “galinhas de ovos da páscoa” por conta disso.
  • Possuem barba e tufos nas orelhas.

Easter Egger x Ameraucana

Embora as galinhas Ameraucanas e Easter Egger (ou galinha de ovos de páscoa) sejam frequentemente confundidas umas com as outras, elas são diferentes. Easter Egger normalmente é um híbrido da Ameraucana (ou da Araucana) com outra raça de galinha. Assim como a Araucana e a Ameraucana, a Easter Egger também pode botar ovos azuis, ter gorro ou até barba. Por outro lado, a Ameraucana e a Araucana são consideradas raças puras, com suas características próprias.

A galinha Olive Egger é outra variação. Uma Olive Egger é o resultado do cruzamento entre uma raça de ovos azuis e uma raça de ovos marrons. Essa híbrida põem ovos verdes, com tonalidade próxima a de uma azeitona verde.

Dito isso, para adquirir aves da raça Ameraucana, você deve buscar um criador especializado.

Conheça a Ameraucana: A galinha dos Ovos Azuis

A Ameraucana é uma raça muito desejada e conhecida por seus belos ovos. Em outras palavras, ficou muito famosa por ser a galinha dos ovos azuis.

Ameraucanas são aves de tamanho médio, extremamente resistentes, com crista em formato de ervilha, barba e pernas azuis-ardósia. Já a plumagem, traz uma maravilhosa combinação de cores e padrões. Os pintinhos nascem em várias cores, assim como os adultos.

A barba e o tufo nas orelhas dão ao pássaro uma espécie de “cara de esquilo”, parecendo que suas bochechas estão inchadas. Além disso, os olhos vermelhos transmitem um aspecto feroz. Porém, o olhar engana as Ameraucanas são extremamente dóceis.

O padrão da raça Ameraucana

A Ameraucana é uma das poucas raças de galinhas que põem ovos azuis. Essa, possui muitas semelhanças com a Araucana, incluindo a crista em formato de ervilha e o gene do ovo azul.

É uma galinha pequena, com corpo em formato de “U” e cauda ereta. Sua face ímpar traz uma aparência “doce” e “fofa”, dada pelos tufos de orelha e barba. Os lóbulos das orelhas são pequenos e redondos, as barbelas pequenas ou ausentes e a crista em formato de ervilha. A crista, os lóbulos de orelhas e as barbelas são vermelhos. As pernas são de cor azul-ardósia (com exceções em alguns padrões) e livre de penas. Cada um dos pés possuem 4 dedos. A pele é branca, assim como a sola do pé.

São reconhecidas em oito padrões de cores: marrom-avermelhada, azul, trigo azul, preta, amarela, prata, trigo e branca.

A Ameraucana é realmente uma galinha muito bonita.

Cores

Um dos maiores destaques da raça Ameraucana são suas penas coloridas. Enquanto a maioria das raças tem penas brancas, pretas, cinzas ou vermelhas, a Ameraucana possui uma mistura de cores brilhantes. Elas podem apresentar uma mistura de marrom, branco, preto, laranja e até roxo. Consequentemente, é até difícil descrever exatamente como é a coloração dessa raça.

Dependendo da cor da plumagem, as pernas e os pés podem apresentar cores desde o azul-ardósia até o preto.

As galinhas Ameraucanas são reconhecidas em oito padrões de cores:
  • Marrom-avermelhada: Suas penas são marrom-avermelhadas, cor de ferrugem. Suas pernas possuem cor clara.
  • Azul: O padrão Azul tem penas cinza escuro, com pequenas porções pretas nas asas e na cauda. Seus pés são cinza escuro ou preto.
  • Trigo Azul: A Ameraucana Trigo Azul tem principalmente penas brancas. E trazem a coloração castanho-escuro na cabeça, asas e cauda. Eles têm pernas na cor azul-ardósia.
  • Preta: As penas da Ameraucana desse padrão são pretas e o pés também são pretos.
  • Amarela: Esse padrão têm penas amarelas com alguns detalhes mais escuros (marrons). As pernas são claras.
  • Prata: Suas penas são cinza-claro com alguns detalhes da cabeça, asas e cauda em tonalidade mais escura. Suas pernas são escuras.
  • Trigo: Suas penas são predominantemente de cor marrom claro, semelhante a tonalidade do trigo. Já a cabeça, pontas das asas, pontas da cauda e penas das pernas, apresentam tonalidade marrom mais escuro. As pernas são azul escuro.
  • Branca: A cor branca prevalece nesse padrão da Ameraucana, salvo algumas porções em amarelo pálido. As pernas tem cor clara.
Padrões de cores da raça Ameraucana
Padrões de cores da raça Ameraucana

As cores não são o único detalhe que torna as galinhas Ameraucana únicas. Ao redor do rosto, essa raça dispõe de barba e tufos nas orelhas. Como resultado, eles parecem ter bochechas fofas e gordinhas, como as de um esquilo. Os olhos são de cor vermelho vibrante.

Tamanho e Peso

As aves da raça Ameraucana são relativamente leves. Enquanto os galos alcançam 3kg, as galinhas pesam apenas 2,5kg.

Por ter um baixo peso, aves dessa raça podem ser usadas na alimentação familiar, mas não são indicadas para produção comercial de carne.

Temperamento

Ameraucanas são excelentes galinhas de quintal. São muito amigáveis e curiosas, embora se assustem facilmente com ruídos altos ou movimentos bruscos. No geral, são ótimas como animais de estimação, mas não gostam de serem pegas no colo.

São pássaros com bastante energia, portanto não gostam de confinamento em pequenos espaços. O ideal é que tenham um quintal grande onde possam correr, ciscar e procurar insetos durante o dia. Essa raça presta muita atenção nos possíveis predadores e pessoas desconhecidas, mesmo quando ainda são pintinhos.

A Ameraucana é uma adição interessante a qualquer plantel, pois é uma ave dócil, inteligente, atenta e fácil de manter. Além disso, ainda fornece lindos ovos azuis.

Aptidão da Raça Ameraucana

As galinhas Ameraucana são criadas principalmente para a produção de ovos. Embora não produzam tantos ovos quanto outras raças, ainda é possível obter de 150 a 200 ovos por ano. Isso não é suficiente para produção comercial, mas com algumas galinhas é possível suprir a demanda da família e até mesmo vender algumas dúzias excedentes.

Também é importante destacar que as franguinhas dessa raça demoram um pouco mais para começarem a botar. Portanto, não espere obter ovos antes dos 6 ou 7 meses. Mas a espera certamente vale a pena.

Embora o principal destaque da raça Ameraucana fique por conta dos ovos em tons azuis ou esverdeados, também é possível o aproveitamento para consumo.

Características dos ovos

A Ameraucana tem uma capacidade moderada de postura. Em média, uma galinha dessa raça produzirá de 3 a 4 ovos médios por semana. Sua vida útil é um pouco mais longa, atingindo cerca de 4 anos. E como a maioria das raças, elas também param de botar durante os meses frios e quando estão na fase de muda.

Na medida em que as galinhas envelhecem, a produção de ovos começa a diminuir. E eventualmente, sua postura irá parar quando atingirem determinada idade.

Ovos galados de Ameraucana
Ovos galados de Ameraucana

O maior destaque do ovo, da galinha Ameraucana, é a sua coloração que pode ir do azul claro até o verde claro. A tonalidade desse ovo é dada por um pigmento chamado “oocianina”, que é produzido pela galinha. Essa característica torna os ovos mais bonitos, atrativos e até mesmo mais vendáveis.

Antigamente, havia uma crença de que os ovos azuis tinham menos colesterol e mais proteína. No entanto, esse mito já foi desfeito. E hoje, sabe-se que os ovos azuis possuem o mesmo valor nutricional dos ovos vermelhos, rosas ou brancos. Apenas a cor da casca que é diferente!

Qualidade da carne

Embora o objetivo principal da maioria dos criadores de galinhas Ameraucana, seja a obtenção de ovos azuis, ainda é possível o aproveitamento como ave de mesa.

O frango dessa raça é considerado muito leve para produção comercial de carne. Por outro lado, podem ser utilizadas para consumo, nas criações domésticas, ao fim de sua vida util como ave de postura.

Por serem aves muito saudáveis, fornecem carne de ótima qualidade para qualquer receita.

O clima ideal para a Ameraucana

Por conta de suas grossas penas, as Ameraucanas são bastante resistentes e toleram bem os climas frios. Essas aves se dão bem em quintais expostos a condições de inverno. Sua crista, em formato de ervilha, dificilmente sofre queimaduras ou congelamento em temperaturas negativas do Brasil. Apesar da resistência ao frio, é necessário fornecer um galinheiro que as mantenha secas e aquecidas durante a noite.

Essa raça não tolera tão bem o calor e precisa de locais sombreados e água fresca para os períodos quentes.

Mas, como em qualquer outra raça, há sempre alguma desvantagem importante a ser lembrada. Um ponto negativo é que a raça Ameraucana não é tão boa na postura durante os meses de inverno. Em baixas temperaturas, a produção de ovos pode cair bastante ou até mesmo cessar completamente.

Alimentação

As Ameraucanas são excelentes forrageadores. Ou seja, vão em busca de ervas e insetos, librando o seu quintal de algumas pragas. Essas galinhas também adoram restos de comida, como cascas de vegetais, grãos e pão.

Lembre-se também, de fornecer uma ração balanceada como complemento da dieta. Isso é importante para garantir o fornecimento das proteínas, vitaminas e minerais, necessários para manter a saúde e a nutrição das aves. Recomenda-se uma ração de postura, com no mínimo 16% de proteína.

Água limpa e fresca deve estar sempre disponível.

Cuidados

A Ameraucana é uma raça muito rústica e não requer cuidados especiais.

Embora sejam bastante inteligentes e se mantenham longe de confusão, você deve protegê-las de predadores. Especialmente durante a noite.

A maioria dos criadores deixa suas galinhas saírem do galinheiro durante o dia, para vagar pelo quintal. Assim que o sol se põe, elas voltam para o galinheiro e devem ser trancadas para evitar predadores.

Também é importante fornecer comida e água fresca diariamente. Elas são ótimas forrageadoras e complementam a dieta com insetos que encontram em seu jardim.

Problemas de saúde

Ameraucanas são uma raça vigorosa e saudável, sem grandes problemas de saúde. Elas costumam alcançar facilmente os 7 ou 8 anos de idade, mas podem viver mais se forem bem cuidadas.

Por conta de seus tufos de orelha e barbas, os problemas mais prementes que essa ave enfrenta são os parasitas como piolhos e ácaros. Em segundo lugar, tal como acontece com todas as outras aves, os vermes intestinais também podem ser problemáticos. Contudo, boas condições de higiene do galinheiro e eventualmente o tratamento com antiparasitários – como a Ivermectina – neutralizarão ambos os problemas.

O galinheiro

Como muitas raças diferentes, as Ameraucanas até podem viver em confinamento. No entanto, elas possuem muita energia e preferem correr e esgravatar em busca do seu próprio alimento.

Mesmo que você as deixe soltas o dia todo ao ar livre, será necessário dispor de um galinheiro. O galinheiro é um lugar seguro e confortável onde as aves irão dormir. Embora as Ameraucanas não tenham problemas com climas frios, o galinheiro vai protegê-las das intempéries. Certifique-se de que esse tenha proteções contra o vento e a chuva.

Um galinheiro para galinhas Ameraucana pode ser construído em um fim de semana. Procure ideias simples e fáceis de seguir. Você pode usar um misto de madeiras, telas e telhas de fibrocimento.

Para calcular as dimensões do galinheiro, aplica-se a regra de 4 a 5 galinhas por metro quadrado (m²). Se for mantê-las em confinamento, dobre o espaço para que elas possam se movimentar. Para os poleiros, reserve 25cm por ave adulta. No geral, as galinhas preferem se espalhar um pouco nas noites quentes e se amontoar quando faz frio. Reserve um espaço para os ninhos, preferencialmente com menos luz.

Ninho

As galinhas da raça Ameraucana normalmente gostam de compartilhar um ninho entre elas, mesmo quando há várias opções disponíveis. Elas são tão amigáveis que é comum ver duas galinhas botando no mesmo ninho, ao mesmo tempo.

A caixa de nidificação é o local mais propício para as galinhas botarem ovos. Essas caixas evitam que os ovos sejam perdidos, quebrados ou comidos por predadores. Além disso, outro ponto positivo será o de encontrar todos os ovos no mesmo local.

O tamanho padrão recomendado para a caixa de nidificação é de 30 × 30cm. Prefira montar as caixas de nidificação na lateral do galinheiro, com uma tampa de abertura. Como resultado, os ovos serão coletados com muita mais facilidade.

Reprodução

Para a produção de ovos, as franguinhas normalmente começam mais tarde do que outras raças de galinhas. Ou seja, não espere obter ovos antes dos 6 ou 7 meses de idade. Algum criadores relatam a experiência positiva com o uso de ovos de plástico para induzir o início da produção.

Em regra geral, as galinhas Ameraucanas não chocam. Todavia, é possível encontrar uma galinha dessa raça que ficou choca, mas é algo extremamente raro. Pensando nisso, para obter pintinhos, você precisará de um chocadeira elétrica ou de uma galinha que choque.

Uma galinha choca para de botar ovos e fica sentada em seu ninho por longos períodos. Além disso, é comum ficarem arrepiadas e também bicarem quem tenta se aproximar.

Os pintinhos

Pode ser uma tarefa difícil distinguir pintinhos e pintainhas antes que eles virem frangos e frangas.

Alguns criadores experientes são capazes de sexar pintinhos a partir de um dia de idade, mas nem sempre acertam 100%. Muitas pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas residenciais, preferem obter apenas galinhas e evitam galos por conta do seu cacarejo.

A principal maneira de diferenciar o sexo dos pintinhos de Ameraucana é pela crista. Enquanto a crista de um macho será muito mais larga na base, a da fêmea é mais estreita. Essa é uma característica perceptível desde muito cedo.

Por volta dos 3 meses de idade, os frangos Ameraucanas terão penas mais longas em volta do pescoço, em comparação com as frangas.

Os frangos também tendem a ter um temperamento dominante. Eles costumam estufar o peito e tentar reunir as fêmeas. Da mesma forma, também é comum tentarem cantar desde a tenra idade.

Onde comprar Ameraucana?

Se você está buscando aves da raça Ameraucana par iniciar a sua criação, alguns critérios são importantes de serem observados. O primeiro deles é ler toda a descrição do anúncio, para ter certeza de que está obtendo uma Ameraucana autêntica. Também é importante fazer o contato, conhecer o criatório e solicitar fotos das matrizes. Muitos criadores vendem outras galinhas, que botam ovos azuis ou verdes, como se fosse Ameraucanas.

Ameraucana é uma raça muito desejada e rara no Brasil. Além disso, seus criadores investem muitos esforços, tempo e recursos para criarem aves de qualidade, com os padrões da raça. Portanto, não espere obter uma dúzia de ovos galados por menos de 140 Reais, um pintinho por menos de 35 Reais ou um casal adulto por menos de 450 Reais.

Considerações finais sobre a galinha Ameraucana

Ameraucana é uma raça americana de frango doméstico. Essa raça surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e deriva de galinhas Araucana, trazidas do Chile. Foi criada com o intúito de manter o gene do ovo azul, mas eliminar os problemas genéticos da raça progenitora. 

Se você está em busca de uma raça de frangos para criar em seu quintal, certamente as Ameraucanas devem ser consideradas. Elas são galinha relativamente quietas, dóceis e amigáveis com outras aves e pessoas. Além disso, são forrageiras eficientes e limparão seu quintal de muitas pragas indesejáveis.

Embora não produzam muitos ovos, essas galinhas mantem uma postura regular durante boa parte do ano. A exceção são os meses de frio. Além disso, os ovos azuis são realmente diferenciados.

Em suma, a Ameraucana é uma ótima adição a qualquer criação doméstica.

Você tem alguma pergunta sobre essa raça? Deixe o seu comentários abaixo…

Publicado por Saty Jardim em / Atualizado em 9 de maio de 2023

Comentários:
  • Martim Rocha Pereira

    É possível criar aves Ameraucana em ambientes urbanos?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Martim. É possível criar Ameraucanas em ambientes urbanos, desde que sejam observadas algumas precauções básicas. As aves precisam de um espaço adequado para se movimentar, dormir e ciscar, além de uma alimentação balanceada e água limpa. Também é importante estar atento às leis e regulamentos locais que possam restringir a criação de aves em áreas urbanas.

      Responder
  • Ágatha Souza

    As galinhas Ameraucana são fáceis de criar?

    Responder
    • Saty Jardim

      As Ameraucana são relativamente simples de criar, Ágatha. No entanto, você precisa ter alguns cuidados básicos. Elas precisam de um ambiente limpo e seco, uma alimentação variada, água fresca e proteção contra predadores.

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

6 − um =