Marans Black Copper

Blog, Raças de Aves

As galinhas Marans Black Copper, ou cobre preto, são conhecidas por produzirem alguns dos ovos mais escuros do mundo, na cor “chocolate. Essa característica singular faz com que essa raça seja muito popular entre os criadores de galinhas ornamentais. Além disso, as Black Copper Marans também são conhecidas por serem boas poedeiras, com uma média de 150 a 200 ovos por ano.

Uma das curiosidades sobre essa raça é que ela tem origem no sudoeste da França, e conta com mais de cem anos de história. Desde então, essa raça de galinhas tem sido criada e admirada em todo o mundo. Os criadores de galinhas ornamentais que buscam um desafio e buscam adquirir uma nova raça podem se interessar pelas Marans, mas devem estar preparados para lidar com seus ovos de casca espessa e temperamento independente.

No Brasil, a criação de Black Copper Marans ainda é relativamente rara e os poucos criadores praticam preços elevados para a venda de ovos ou aves. No entanto, para quem está disposto a investir, essa raça de galinhas pode ser uma excelente escolha para quem busca ovos de qualidade e uma ave bonita e única para enfeitar seu sítio ou quintal.

Além disso, pessoas que vivem em áreas urbanas podem criar a Marans, desde que forneçam espaço suficiente para que elas possam se mover livremente. No texto a seguir, discutiremos os aspectos mais importantes da criação de Marans Black Copper, incluindo cuidados com a alimentação, incubação de ovos e sexagem de franguinhos.

Qual a origem da Marans Black Copper?

Marans é uma raça de galinha que tem uma origem cheia de mistérios. Apesar disso, tornou-se famosa em todo o mundo por causa dos seus ovos marrons-avermelhados. Sabe-se que a Marans original (galinha de Marans) veio do entorno de La Rochelle e Marans, no sudoeste da França. No entanto, a galinha Marans de hoje é muito diferente da original.

No início do século XIX, marinheiros cruzaram Marans com galos de briga trazidos da Indonésia e da Índia. Posteriormente, a Marans foi refinada através do cruzamento com diversas outras raças, incluindo Croad Langshan, Brahmas, Coucou de Malines, Coucou de Rennes e Gatinaise. Tais cruzamentos deram origem aos ancestrais da Marans que conhecemos hoje.

Na década de 30 a raça ganhou muita popularidade após a campanha como “o ovo favorito de James Bond”. Nessa época, o padrão da raça Marans também ganhou o reconhecimento na França, como uma ave de duplo propósito. No entanto, com a invasão alemã ao território francês, durante a segunda guerra mundial, e com os bombardeios até o final da guerra, a raça Marans quase foi extinta.

No pós guerra, o Departamento de Agricultura da França conseguiu recuperar alguns exemplares e iniciou um programa de reprodução. Nesse período também foi realizado uma seleção genética que, em 1952, resultou em galinhas Marans com capacidade de botar 200 ovos por ano. A partir dai, vários criadores europeus passaram a criar e multiplicar as Marans até os dias atuais.

Principais curiosidades sobre a raça Marans

  • A raça é originária da França, na região de Marans, e é conhecida por seus ovos de cor chocolate;
  • As penas das Black Copper Marans são pretas com reflexos de cobre, daí o nome “Black Copper”;
  • Elas são consideradas uma raça rústica, o que significa que são menos suscetíveis a doenças e problemas de saúde em comparação com outras raças de galinhas;
  • As Marans são galinhas muito ativas e curiosas, adoram ciscar e procurar por comida no quintal;
  • São também boas poedeiras, com potencial de produzir entre 150 e 200 ovos por ano;
  • As galinhas da raça Marans Black Copper são bastante resistentes e se adaptam facilmente a diferentes climas;
  • A cor escura dos ovos das Marans é devido à deposição de pigmentos na última parte do oviduto.
Ovos galados de Black Copper Marans
Ovos galados de Black Copper Marans

Conheça a Marans: A Galinha dos Ovos Cor de Chocolate

A galinha Marans é uma raça muito rara no Brasil e famosa pelos seus ovos na cor chocolate. Tal atributo, fez com que essa raça se tornasse uma escolha popular entre criadores e amantes de aves exóticas em todo o mundo.

As características físicas da raça incluem uma plumagem lisa e brilhante, com as variedades Black Copper e Cuco sendo as mais comuns. A raça apresenta uma cabeça pequena, olhos alaranjados, corpo largo e alongado em forma de “V” e pernas curtas e sem penas.

Além de sua beleza, a Marans também é conhecida por seu temperamento calmo e resistência a climas frios. Essas galinhas são ótimas para criação em ambientes externos e se adaptam facilmente a diferentes condições climáticas.

O padrão da raça Marans

Quando se fala em Marans, sem dúvidas o padrão Black Copper é o mais difundido. Por outro lado, existem outras variações de cores. Da mesma forma, todas põem ovos na cor chocolate.

A Marans é um pássaro de padrão grande, com o corpo largo e alongado em forma de “V”. As aves da raça Marans mantêm a cauda ligeiramente erguida. Os olhos são alaranjados e o bico é forte, com um leve gancho e cor de chifre. A crista é única e em cor vermelha, assim como os lóbulos das orelhas, as barbelas e a face. As solas dos pés e a pele são brancas. As pernas podem ser de cor ardósia ou rosa e normalmente livre de penas. Porém, pode ter a presença de penas nas pernas, conforme o padrão aceito em cada país.

A Marans Black Copper é simplesmente de tirar o fôlego com sua plumagem preta e acobreada contrastante. Contudo, na França – onde a raça se originou – existem 9 padrões reconhecidos de Marans.

Cores

Embora a galinha Marans Black Copper seja a mais popular, existem outros padrões de cores para essa raça. Elas podem apresentar diferentes variações de cores, desde a branca, amarela, cobre preto, trigo, até a totalmente preta.

As galinhas Marans são reconhecidas em nove padrões de cores:
  • Preta: Como o nome indica, esta Marans é toda preta. O padrão preto não é muito popular, pois muitas vezes os criadores buscam variedades mais coloridas, como a Marans Black Copper.
  • Amarela de cauda preta: Essa Marans é toda amarela, com exceção da cauda, que é preta.
  • Marans Black Copper: Sem dúvidas, “Marans Cobre Preto” é o padrão que se destaca. Os galos são especialmente bonitos, com suas penas pretas que emitem um brilho esverdeado quando expostas ao sol. Além disso, possuem penas de tonalidade acobreada na garupa, pescoço e cabeça. Por outro lado, as galinhas são mais simples, apresentando a tonalidade “cobre” apenas nas penas do pescoço.
  • Colúmbia: Essa é uma das variedades mais antigas de Marans e existe desde 1931. Hoje é extremamente rara e difícil de encontrar. Sua plumagem é toda branca, com franjas pretas nas penas do pescoço, cauda e pontas das asas.
  • Trigo: As galinhas Marans Trigo são de cor clara com tonalidade de mel ou trigo, com pescoço e cabeça mais escuros. O galo se parece um pouco com o padrão Black Copper, mas não é tão charmoso.
  • Birchen: No geral, suas penas são pretas, mas as penas da cabeça e do pescoço são de cor branca prateada com uma estreita faixa preta no meio de cada pena. Existem variedades Birchen preta e Birchen azul. São as mais raras entre as variedades da raça Marans.
  • Cuco: É uma das variedades mais populares na França. Suas penas são compostas por faixas pretas e brancas. São bem semelhantes à raça Plymouth Rock Barrada, que é mais conhecida no Brasil como galinha carijó.
  • Cuco Dourado: Este pássaro tem uma bela plumagem estampada. O padrão barrado é semelhante ao da Cuco, mas ao invés de barras brancas, há tonalidades de amarelo, laranja ou avermelhados. Esta variedade é muito rara.
  • Branca: A variedade branca é uma das variedades mais antigas de Marans. Elas têm penas puramente brancas como a neve, sem outras cores em sua plumagem.

Tamanho e Peso

As aves da raça Black Copper Marans são de tamanho médio. Enquanto os galos alcançam até 3,8kg, as galinhas pesam em média 2,5kg.

Por terem um peso relativamente bom e uma postura regular, são consideradas aves de duplo propósito.

Temperamento

A raça de galinhas Marans é conhecida por seu temperamento tranquilo e amigável. Elas são consideradas aves bastante sociáveis e se adaptam bem a outros animais e pessoas. A Black Copper Marans é uma ave ativa, que gosta de forragear e de viver livre, mas tolera o confinamento razoavelmente bem.

Além disso, as Marans são ótimas mães, tendo um instinto maternal forte e protegendo seus filhotes com muito cuidado e atenção. Mas, não costumam ficar chocas com facilidade. Já os galos as vezes têm a tendência de brigar com outros galos (herança genética de cruzamentos com raças de briga).

No entanto, é importante lembrar que cada ave tem sua própria personalidade e que fatores como ambiente, alimentação e cuidados também influenciam no comportamento de qualquer raça.

Aptidão da Marans Black Copper

A raça de galinhas Marans é conhecida principalmente pela produção de ovos de casca marrom escuro. Apesar de não ser a campeã em número de ovos produzidos, essa raça é valorizada pela qualidade dos ovos e pelo sabor da carne.

Além disso, as Marans também são apreciadas como aves ornamentais, devido à sua beleza e rusticidade. Elas são bastante resistentes e se adaptam bem a diferentes climas, sendo uma boa opção para quem deseja ter galinhas de quintal.

Galinha Black Copper Marans
Galinha Black Copper Marans

As franguinhas costumam iniciar a postura aos 5 ou 6 meses de idade. Durante a temporada de postura, colocam cerca de 3 ovos por semana. Contudo, costumam fazer uma pausa durante os meses frios do inverno, totalizando de 180 a 200 ovos por ano.

Características dos ovos

Como você certamente já sabe, a característica mais marcante desta raça é seu ovo cor de chocolate. Esses ovos são de tamanho grande (65/70 g) e possuem uma casca grossa que é bastante resistente. Além disso, os ovos podem variar bastante de tonalidade e até apresentar algumas manchas e isso é perfeitamente normal. Embora, todas as Marans coloquem ovos marrons-avermelhados, a variedade Black Copper tem o ovo realmente na cor “chocolate”.

Uma curiosidade sobre a coloração dos ovos é que ele é dado por um pigmento conhecido com “porfirina”. Portanto, é comum que no início do ciclo de postura os ovos sejam mais escuros e diminuam gradativamente de tonalidade conforme a “tinta” for acabando.

Outro ponto interessante é que o ovo da Marans têm um sabor característico, que os diferencia dos outros ovos de galinha. Consequentemente, pode ser por esse motivo que a lenda diz que o Sr. Bond os apreciava tanto.

Qualidade da carne

As aves da raça Marans são robustas, sem serem gordas, já que foram desenvolvidas para dupla finalidade. Além disso, atingem um bom peso rapidamente e os galos fornecem uma carcaça considerável aos 6 meses de idade. Também é possível criar até os 9 meses para obter um pássaro maior. No entanto, começam a ficar duros a partir disso.

É possível criar a ave com base em pastagem e acompanhada de ração à base de grãos. Após esse período, é possível confinar a ave nas últimas 3 semanas para diminuir os exercícios. Consequentemente, favorecendo o acúmulo de alguma gordura intramuscular e resultando em uma carne mais tenra e saborosa.

Marans é um bom frango de carne, apresentando um sabor um pouco mais forte do que as galinhas tradicionais. Além disso, é uma ave com a carne praticamente sem gorduras e com uma textura bonita.

O clima ideal para a Marans

Como as Marans são aves bastante robustas, podem ficar ao ar livre todo o ano. Neste caso basta ter um local coberto onde elas possam se abrigar à noite ou em caso de mau tempo.

Marans Black Copper também são bastante resistentes ao frio do inverno. Contudo, em locais onde há ocorrência de geadas ou mesmo neve, com temperaturas negativas, as galinhas devem ser protegidas em um galinheiro que as mantenha secas e aquecidas durante a noite. A crista grande dos galos Marans é susceptível ao congelamento.

Alimentação

Black Copper Marans é uma ave ativa que gosta de forragear e de procurar a sua própria comida, mas tolera o confinamento razoavelmente bem. Em ambiente aberto, alimenta-se de ervas, bagas, insetos, caracóis ou vermes. Consequentemente, ajudando a eliminar as pragas do quintal.

Para garantir a saúde e nutrição adequadas das galinhas Marans, também é fundamental complementar a dieta com ração balanceada, que contenha os nutrientes necessários. Para suprir as necessidades específicas dessa raça de galinha, é recomendado o uso de uma ração de postura com, no mínimo, 16% de proteína. Isso garantirá o fornecimento adequado de proteínas, vitaminas e minerais necessários para manter a saúde e a qualidade dos ovos produzidos. No entanto, tenha atenção pois estas aves têm tendência a ter excesso de peso.

Água fresca e limpa deve estar sempre disponível.

Cuidados

As Marans são galinhas especialmente curiosas, portanto, elas são mais felizes em locais onde possam explorar o ambiente. Em outras palavras, apreciam um quintal grande com gramado, árvores e arbustos.

Outro ponto importante é a capacidade de voo desse pássaro. Se o seu quintal tiver cercas baixas, elas provavelmente iram atravessar para o vizinho.

Problemas de saúde

As galinhas Marans são uma raça muito resistente, o que as torna menos vulneráveis a doenças. Além disso, manter o galinheiro com boa higiene também ajuda a prevenir doenças.

Contudo, é importante controlar piolhos e ácaros usando produtos veterinários próprios. A recomendação é realizar a desverminação regularmente e alternar os antiparasitários para evitar a resistência aos medicamentos. As galinhas Marans são ideais para criadores iniciantes que buscam uma raça saudável e fácil de cuidar.

O galinheiro

Como já falamos, a Black Copper Marans é uma raça de frangos muito ativos, que gostam de forragear a explorar livremente o terreno. Dito isso, essa aves ficarão muito satisfeitas com um quintal grande aberto e uma galinheiro fechado onde possam passar a noite protegidas das intempéries e predadores.

Pode-se construir um galinheiro simples para galinhas Marans utilizando materiais baratos, como madeira e tela. Adicionalmente, é necessário adaptar o ambiente de criação de acordo com o número de galinhas, fornecendo poleiros, ninhos e comedouros. Possibilite ainda boa ventilação e, ao mesmo tempo, o isolamento adequado para as noites frias de inverno.

Para calcular as dimensões apropriado para o galinheiro, considere um espaço de 120cm² para cada ave Marans. Para os poleiros, 25cm por galinha é suficiente. Por outro lado, espaço de sobra é sempre melhor, especialmente se você tiver galos, pois eles podem ser um pouco briguentos.

Ninho

Assim como algumas outras galinhas, as Marans também podem compartilhar um ninho, mas é importante ter, pelo menos, uma caixa de nidificação para cada 3 aves. Um ninho é importante para evitar a perda ou quebra dos ovos, além de protegê-los de predadores. Você deve colocar os ninhos de tamanho padrão de 30 x 30cm na lateral do galinheiro, com uma tampa de abertura para facilitar a coleta dos ovos.

Dessa forma, suas galinhas Marans poderão botar seus ovos com segurança e conforto, sem riscos de extravio ou danos. Lembre-se de verificar regularmente as caixas de nidificação e coletar os ovos diariamente para mantê-los frescos e saborosos.

Reprodução

As galinhas Marans são conhecidas por serem ótimas mães. No entanto, grande porcentagem delas simplesmente não se interessam em chocar. Pensando nisso, a melhor alternativa para obter pintinhos Marans é através de uma chocadeira elétrica ou de uma galinha choca.

Em segundo lugar, os ovos de Marans são difíceis de chocar devido à casca grossa e à prova d’água, que pode ter se desenvolvido para proteger os ovos em áreas pantanosas, onde essa galinha se originou. Além disso, a camada de cor na casca aumenta sua espessura e dificulta a passagem de oxigênio para o embrião em desenvolvimento.

Muitos criadores relatam que o processo de incubação de ovos galados Marans normalmente leva 1 dia a mais e os pintinhos também levam mais tempo pra saírem da casca. Além disso, a taxa de eclosão é ligeiramente mais baixa, normalmente entre 60 e 70%.

Os pintinhos

Os pintinhos da raça Marans são geralmente bastante vigorosos, com plumagem densa e macia. Eles são conhecidos por crescerem rapidamente e são bem resistentes. Sua coloração pode variar de acordo com os diferentes padrões da raça. A ração ideal nesse período deve conter de 20-24% de proteína.

Pintinhos Marans Black Copper
Pintinhos Marans Black Copper

Como a maioria das raças, os pintinhos e pintainhas Marans Black Copper têm a mesma aparência após o nascimento. Todavia, muitas raças podem ser sexadas com um dia de idade, observando a diferença no comprimento das penas das asas. É uma pena que não seja possível distinguir as Marans dessa maneira.

À medida que os franguinhos crescem, eles se desenvolvem de maneiras distintas. Os machos desenvolvem pernas mais grossas e fortes e isso pode ser medido. A melhor maneira de usar este método de diferenciação é através do uso de um paquímetro. Ou seja, medindo um por um.

Com 4 a 6 semanas, é possível notar o início do desenvolvimento da crista. Enquanto os franguinhos vão apresentar uma crista amarela brilhante (e um pouco maior), as franguinhas mostram um amarelo sujo e de tamanho menor.

Mais tarde, por volta de 6 a 8 semanas, diferentes padrões de penas começam a aparecer, conforme o sexo. É possível notar que os machos terão vermelho escuro no dorso e asas, enquanto as fêmeas só terão cor cobre no pescoço e na área do peito.

Black Copper Marans: Onde comprar?

Esse é o problema. Black Copper Marans é uma raça muito almejada, porém MUITO DIFÍCIL de encontrar no Brasil. Aqueles que criam esta raça tendem a praticar preços proibitivos, o que torna a aquisição de Marans um desafio para os interessados. Talvez a pesquisar em grupos de criadores de aves ou em feiras agropecuárias deem alguma chances de encontrar essa raça.

Acima de tudo, tenha cuidado ao comprar apenas com base na cor do ovo. Ovos expostos ao ar por um período de tempo tendem a ser mais escuros. O pigmento vermelho oxida em contato com o oxigênio e torna o ovo mais escuro. Pessoas desonestas podem eventualmente usar esse truque para vender uma galinha comum.

Considerações finais sobre a galinha Marans Black Copper

Em conclusão, a raça Marans Black Copper é uma excelente escolha para quem busca aves diferenciadas, com a capacidade de colocar ovos na cor chocolate. Embora seja uma raça rara e com preços elevados, vale a pena investir em criadores responsáveis e de confiança para obter animais saudáveis e de qualidade.

Além disso, é importante lembrar que a criação de galinhas requer cuidados e dedicação, mas pode ser uma atividade gratificante e prazerosa. Com um bom planejamento e conhecimento sobre as necessidades das aves, é possível ter uma criação de sucesso e desfrutar dos benefícios que elas oferecem.

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre a Black Copper Marans e as particularidades desta raça tão especial. Lembre-se sempre de buscar informações atualizadas e de qualidade para cuidar bem de suas aves e garantir uma criação saudável e produtiva.

Caso ainda tenha alguma pergunta sobre a Marans, sinta-se à vontade para deixar seu comentário abaixo.

Publicado por Saty Jardim em / Atualizado em 8 de maio de 2023

Deixe o Seu Comentário:

18 − 1 =